sábado, 29 de agosto de 2009

FIDA _ FESTIVAL INTERNACIONAL DE ANIMAÇÃO - CHILE


Entre os dias 18 e 20 de agosto aconteceu o FIDA – Festival Internacional de Animação na Universidade do Chile em Santiago. A mostra já havia acontecido de 11 a 14 de agosto na Escola de Desenho da Universidade de Valparaíso. O festival agora segue para a Universidade Santo Tomas nos dias 8 e 9 de setembro e na DUOC UC nos dias 24, 25 e 26 de setembro.


Dirigido por Poldy Valenzuela da Cinemateca da Pontifícia Universidade Católica de Valparaíso e membro da ASIFA e com filmes do Chile, Argentina, Peru e Brasil, representado pela premiada animação TERRA de Sávio Leite.
Foi apresentado também uma seleção especial de animações da E’ Escole Nationale Superieure de Arts Visuales de La Chambre, da Bélgica.

O festival tem um caráter itinerante e será mostrado em Vina Del Mar, La Serena, Antofagasta, Casablanca, Santa Maria, Temuco e Puerto Natales.

O júri foi composto por Gunther Kock Lutjens, Marcelo Macellari Catalan e presidido por Benicio Vicente Kou e os ganhadores foram:
Menção Honrosa para PIMIENTA do argentino Juan Ortelli, que também ganhou o premio de melhor animação no ANIMAMUNIDI Web deste ano. Menção Honrosa para MARAVILLOSAMENTE DISTINTOS dos peruanos Mauricio e Luis Angel Esparza Santa Maria e o grande premio foi para LALEN, ESTAR MURIENDO do realizador Chileno Felipe Montecinos Espinoza.

Mais informações em: http://www.festivaldeanimacion.blogspot.com/

Nenhum comentário: