Oficina de Animação I - Oficina de Animação Pixilation ( 3 dias / 3
horas)
Dias 12, 13 e 14 de Dezembro de 2014
Horário de 14h30min as 17:30h.
Ministrante: Cesar Mauricio (MG) Estudou na escola
de Belas Artes da UFMG se formando em 1992. Especialista em ensino e pesquisa
em artes, cultura e educação pela escola Guignard. Atualmente é diretor
artístico e coordenador audiovisual da ONG Favela é Isso Aí. Ano passado cursou
Máster em cinema documentário em Barcelona.
Participantes: crianças e jovens
de 10 a 15 anos
Número de vagas: 20
A oficina tem o propósito de trabalhar com os participantes a linguagem
da animação através da técnica de pixilation. Pixilation é uma forma de stop
motion que utiliza modelos vivos, ou seja, usa as próprias pessoas para criar a
animação, com fotos captadas quadro a quadro. É uma das mais antigas técnicas
de animação, utilizada pela primeira vez em 1911 no filme “Jobard ne peut pas
voir les femmes travailler” do francês Emile Cohl. De acordo com a Wikipédia,
"Seu nome esquisito vem do inglês, de uma expressão pouco usada mesmo
nesta língua, pixilate, que quer dizer enfeitiçar, eletrizar”. Os participantes
da oficina serão convidados a agir sobre e no espaço público, prédios,
viadutos, praças, ao mesmo tempo discutindo e criando uma relação com o espaço
vivido da cidade.
Oficina de Animação II - Oficina de Animação de parede ( 3 dias / 3
horas)
Dias 12, 13 e 14 de Dezembro de 2014
Horário de 14h30min as 17:30h.
Ministrante: Adriane Puresa – MG (Graduada em
Gravura e Cinema de Animação pela Escola de Belas Artes/UFMG Mestre em Artes
Visuais/Cinema pela mesma instituição. Participou do Núcleo de cinema de
Animação em MG. Animadora, designer e ilustradora. Produziu as animações: Big
Bang (1989); A Mosca (1992); RuídoRuína (2001); Múltiplos (2004). Realizou o
videoclipe para a música TUDO (2005) do Pato Fu e trechos para a música Blue
Blood (2010), de Fuzile. Atualmente é diretora de arte e animação do longa de
animação NIMUENDAJÚ, de Tania Anaya)
Participantes : jovens a partir de 15 anos
Número de vagas: 20
Oficina de animação sobre superfície. É uma técnica é stop motion sobre
uma parede vertical, feita de forma rápida, livre e expressiva. Consiste
desenhar em sequencias sobre um plano. Os desenhos são criados, fotografados e
destruídos na hora, sem necessidade de transparência. Essa técnica desenvolve a
noção de movimento no espaço de forma intuitiva no participante de maneira
intuitiva e rápida. O resultado é de uma plástica orgânica e bela. Além disso
desmitifica a complexidade da animação através da simplicidade utilizando
materiais comuns. Um bom exemplo é o trabalho MUTO desenvolvido por Blu.
Oficina
de Animação III - Oficina de Animação Light Painting (3 dias /3 horas)
Dias 9, 10 e 11 de Dezembro de 2014
Horário de 14h30min as 17:30h.
Ministrante:
Fábio Yamaji – SP (Formado designer pela
Faculdade de Comunicação e Artes da Universidade Mackenzie, Fábio Yamaji atua
como animador, fotógrafo, diretor de filmes, montador e ilustrador. Animou duas
centenas de trabalhos para Cinema, TV, internet e festivais, em produtoras como
Trattoria di Frame, O2 Filmes e Paranoïd BR. Competiu 3 vezes no Festival de
Animação de Annecy e ganhou 3 vezes o Anima Mundi, com os curtas ENGOLERVILHA,
O DIVINO, DE REPENTE (mais 28 prêmios) e ORIGANIMA (vinheta). Também é
professor de Animação Experimental na pós-graduação de Cinema da Universidade
Anhembi Morumbi e co-fundador da Associação Brasileira de Cinema de Animação
(ABCA) – do qual faz parte da diretoria. Lecionou Animação nas faculdade IED
Brasil e Universidade Mackenzie, e palestrou em eventos como Campus Party,
Anima Fórum e Pecha Kucha. Possui empresa própria, a Skerzo Cinema.)
Participantes: jovens
a partir 15 anos
Número
de vagas: 20
A fotografia de light painting surgiu há extamente 100
anos, quando o casal Frank Gilbreth e Lillian Moller Gilbreth desenvolveu a
técnica com finalidades científicas. Mas foi pelas mãos de artistas consagrados
como Man Ray e Picasso que o light painting se tornou mais conhecido. Trata-se
de fotos de longa exposição que registram desenhos feitos no escuro com uma
lanterna. Em 1998, com a popularização das câmeras fotográficas digitais, esta
técnica ganhou movimento com recursos do cinema de animação, através dos
artistas japoneses Kazue Monno e Takeshi Nagata - conhecidos conjuntamente como
Tochka. Esta nova arte visual foi batizada pelo duo Piká Piká (onomatopeia de
“piscar”, em japonês).
Oficina de Animação IV - Oficina de Animação Bonecos (3 dias / 3 horas)
Dias 10, 11 e 12 de Dezembro de 2014
Horário de 14h30min as 17:30h.
Ministrante: Quiá Rodrigues – RJ (Roteirista, animador e diretor de tv.
Seu primeiro curta-metragem de animação: “De Janela Pro Cinema” recebeu mais de
trinta prêmios e foi selecionado para o Festival de Cannes 2000. Ministra a
oficina de animação: “Animando o boneco”, onde ensina a técnica “Stop-motion” à
iniciantes e interessados.Seu mais recente trabalho em stop-motion é o filme
“Cabeça Papelão”, baseado em conto do jornalista e escritor João do
Rio.Quiá criou e dirigiu artisticamente o único programa sobre animação da tv
aberta, o Animania da TV Brasil durante seis anos.É um dos sócios da OBA
Oficina de Bonecos Animados que cria, confecciona, manipula bonecos do mais
variados tipos.Seu Estúdio QAnimado! é especializado em animaçãoo stop-motion e
presta serviços em comerciais, vinhetas, clipes, e séires de tv usando diversos
materiais para construir mundos diversos e amados.
Participantes: jovens a partir de 15 anos
Número de vagas: 20
Noções de construções de bonecos e movimentação dos
mesmos fotografados quadro a quadro em uma animação stop motion usando os
bonecos como personagens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário