ABERTURA
DIA 04 DE OUTUBRO - 21:30 - CINE HUMBERTO MAURO - PALACIO DAS ARTES
COM A PRESENÇA DE ANDREA MARTIGIONI
Andrea Martignoni
DIA 04 DE OUTUBRO - 21:30 - CINE HUMBERTO MAURO - PALACIO DAS ARTES
COM A PRESENÇA DE ANDREA MARTIGIONI
Andrea Martignoni
Artista,
designer de som, historiador em Animação.
Ele
criou trilhas sonoras para curtas-metragens de animação de Blu, Saul Saguatti,
Michele Bernardi, Pierre Hébert e outros.Ele
ensina história da animação em Belas Artes Palermo e trabalha em estreita
colaboração com vários festivais internacionais com aulas magnas, workshops,
palestras sobre temas relacionados com a animação e trilha sonora. Ele é frequentemente
convidado para júris internacionais e comissões de seleção em todo o mundo.
Ele já se apresentou com Basmati, Pierre
Hérbert, Theodore Ushev, Compagnia d'Arte Drummatica em vários festivais
internacionais de cinema e música na Europa. Realiza
oficinas juntamente com Basmati B.C. e Associação Cultural Ottomani e seu ativo
na promoção internacional do filme de animação italiano. Ele ganhou o Reiter de
Ouro pela melhor trilha sonora na 23 ª edição do Festival Internacional de
Curtas Filmfest Dresden e o Prêmio ASIFA Itália em 2010. Foi curador com Paola
Bristot, ANIMAZIONI, uma colecção de DVD sobre animação contemporânea italiana.
ANIMAZIONI 2
Trabalhar
em uma coleção de curta-metragem italiano pela segunda vez é ainda mais
emocionante que a primeira. Principalmente
porque uma segunda edição implica que você tenha apostado o seu tempo e
energias neste projeto. Depois
de um ano e meio, parece que a nova produção italiana de animação não chegou a
um impasse, de modo que a nossa tarefa ainda não foi concluída. Antes pelo contrário, nós acabamos de começar
nossa investigação.
Gianni Canova
recentemente falou de uma "Nouvelle Vague" em animação italiana. Mesmo sem se referir a
este movimento de filme brilhante, há certamente muitas situações que chamam a
atenção acontecendo em lugares diferentes ao mesmo tempo. Na
verdade, era relativamente fácil se deparar com novos artistas, como Nicola
Console, com seu estreante Dieci Cadute, depois de várias colaborações de
teatro, ou o experiente Alvise Renzini e sua Ci sono gli spiriti, experimental
em técnica e bom gosto.
Uma evidência
adicional da vitalidade é a capacidade, apresentado pelos artistas incluídos na
primeira coleção, de estar constantemente renovando seu estilo e conteúdo. Donato
Sanson apresenta outra pequena jóia, Topo Glassato al Cioccolato, imagens
animadas em ritmo, mais uma vez, perfeitamente integradas com o excelente
trabalho de som de Enrico Ascoli; os 'ousados' Saul Saguatti e Audrey Coianiz, o
´persistente' Michele Bernardi, e Igor Imhoff, que se estabeleceu como um dos
nossos melhores artistas, com seu novo Percorso # 0009-0410.
Estamos
orgulhosos de receber, como anteriormente com a Piccola Russia de Gianluigi
Toccafondo, uma obra-prima da animação italiana nos últimos dez anos: La
Funambola de Roberto Catani. Este
filme fornece uma ligação vital com o cenário da arte do ISA de Urbino. Não
é por acaso que muitos artistas estão baseados nesta área:a
fascinante e, ao mesmo tempo perturbadora, estreia do jovem Marco Cappellacci,
Le Fobie del Guardrail, e o trabalho apaixonado de Alessia Travaglini
Silenziosa-mente.
Técnica
diferente, embora paixão semelhante, em Imago de Beatriz Pucci, uma animação de
marionetes complexa com um forte impacto, claramente ligado à estética e
técnicas da Escola do Leste Europeu, bem como a criação de The journey of the
Birdboy por Chiara Ambrosio, uma artista multifacetada sediada em Londres que
tem colaborado com diversos músicos da cena contemporânea britânica. Um
toque de loucura inspirada é garantido com Aztrokitifk & si Mario danno al
Crimine! por Ivan Manuppelli e Lo Presti Gianluca.
A animação italiana parece ter finalmente
encontrado um terreno fértil: uma
demonstração clara é o filme que teve origem na CSC de Turim, Arithmetique de Dalila Rovazzani e Giovanni Munari, um
filme de curta-metragem ousado baseado na pontuação musical da ópera L'Enfant
et le Sortilège de Maurice Ravel. Donato Sansone, também, se formou no Centro
Sperimentale di Cinematografia, bem como os autores de Giallo Milano,
coproduzido pela CSC.
Além
dessa seleção, o número de crianças e jovens envolvidos na realização de
curtas-metragens animados e frequentando, com sucesso, festivais internacionais
está aumentando constantemente. É por isso que
pensamos que nosso Raccolte ainda pode ser relevante no futuro.
The Journey of the Birdboy - Chiara Ambrosio – {0>Itália,
2007 – 4: 23
O trabalho de animação de Chiara Ambrosio
é uma exploração em ideias de memória, perda e ilusão através do uso de
animação, fotografia e videoinstalação,
profundamente enraizada no surreal, no mundo do absurdo da animação e da
literatura Checa e do Leste Europeu. Chiara trabalha com ambos live action e
animação (usando fantoches e objetos achados), juntamente com luz e som, para
criar pequenos poemas visuais ou orações, muitas vezes contando com a música e
o som para envolver com o lado emocional, irracional e subconsciente da mente. (http://www.acuriousroom.com)
Sergio Basso, Lorenzo Latrofa - Giallo a
Milano - Itália, 2009 – 6:51
Giallo a Milano, uma animação de
3 episódios, é parte de um filme de mesmo nome na Chinatown Milanesa. O storyboard foi baseado em imagens
coletadas por Stefano Basso, especialista em arte chinesa, e nas fotografias de
Daniele Cologna, um sinólogo próximo da comunidade chinesa em Milan. Longxing, o personagem principal do filme,
coopera com a polícia e descreve a sua viagem da China para a Itália, via
Rússia. A
animação transmite significado poético e sugestivo a uma série trágica de
eventos, com dispositivos estilísticos únicos premiados em Annecy em 2010.
Michele
Bernardi - Djuma- Itália, 2012 – 3:50
Djuma é uma obra de algum poder em seu
estudo dos aspectos mais violentos da psique humana. Com uma facilidade quase
sumptuosa e um toque de design, algo que é captado na tela, o tumulto através
do campo e das cidades tem uma ressonância quando se considera os motins que,
periodicamente, mancham todos os nossos países. Tons de William Golding com talvez só um
toque de Joseph Conrad – desculpe pelas referências inglesas aqui - no
julgamento da humanidade, para Djuma é uma metáfora para a natureza humana, eu
acho, e sua avaliação é sombria.Especialmente se for criado por lobos. Mas há um certo talento e glamour na
descrição.
(Ian
Lumsden, http://www.animationblog.org,)
Le Fobie del Guardrail - Marco Capellacci - Itália 2012 – 5:00
A história trata da mímesis sem filtros
das fugas mentais de uma criança. Os personagens, enigmáticos e absortos,
debruçam-se sobre o gradil, representação
metafórica do universo interior da criança. As imagens revelam o seu segredo, o seu
reino oculto das trevas feito de gritos e sons.
Nicola
Console - Dieci cadute-Itália, 2012 – 17:57
Vagamente baseado em La caduta, por Martino Lo Cascio, este filme de animação desenvolve
a partir de um desenho de giz sobre folhas pretas de plástico, com fotografias
que interagem com o disparo da câmera. Uma combinação notável para abordar temas
de atualidade e jogar política de poder com ditadores famosos e seus seguidores
tristes. Nicola Console reorganiza sua acusação de
um nível retórico e contingente à linguagem poética universal.
Igor Imhoff - Percorso#0009-0410 - Itália, 2010 – 4:28
Em Percorso
Imhoff cria uma atmosfera de conto de fadas, explorando os caminhos
cruzados de mundos concêntricos, onde um fio fino transmite a visão do micro ao
macro, desenvolvendo assim uma metáfora evocativa, no qual diferentes níveis de
existência se tornam dependentes um do outro. Além disso, a estética
"pop/pulp" do vídeo oferece uma atmosfera intrigante atualizada ao
cenário eterno habitual de Imhoff. elegância gráfica e capacidade técnica sofisticada levam o público a um
universo estratificado onde você pode facilmente se perder. (http://www.artevideoromafestival.org/
Bruno Di Marino)
Ivan Manuppelli, Gianluca Lo Presti -
Aztrokitifk & Mario Show, si danno al Crimine - Itália, 2008 – 5:00
Este
é o primeiro episódio de uma série animada, Aztrokitifk
& Mario Show, baseado em uma história em quadrinhos com o mesmo nome. Os protagonistas da série são Aztrokitifk
& Mario, um gato caramelo e um boneco de vodu, ansiosos para conquistar o
planeta. Em cada episódio um esboço tragicômico
cria micro-histórias genuínas torcendo cada gênero narrativo. A mostra é uma versão distorcida do
burlesco, dos shows de medicina da América negra e vaudeville. O palco é montado dentro de um velho
teatro, pobre, brega e antiquado teatro. Aztrokitifk & Mario são um efeito
colateral da crise econômica e sua mostra uma vontade decadente de redenção.
www.mammafotogramma.it
Giovanni Munari, Dalila Rovazzani -
Arithmétique- Itália, 2010 – 4:00
Arithmétique é a graduação de
Giovanni Munari e Dalila Rovazzani no CSC-Departamento de Animação em Chieri. Um teste excelente em um fragmento da
ópera Maurice Ravel, L'enfant et les
sortilégios, ‘Uma Fantasia Lírica em duas partes ', com um libreto de Colette
(1925). Dalila Rovazzani e Giovanni Munari usaram, em seu potencial pleno, o
musical e a narrativa "coup de scène", seguindo o ritmo dessa ópera excêntrica.
Beatrice Pucci - Imago-Itália, 2008 – 5:50
Imago
é um trabalho complexo e fascinante, cujo título se refere ao último estado
metamórfico das borboletas e mariposas. Ela descreve um ritual marcando uma
mudança de vida, e solicita um sacrifício para alcançá-lo. O interruptor nos primeiros quadros mostra
(indica) as polaridades pelas quais o personagem principal terá que passar, a
beleza cruel de uma boneca robótica enjaulado em sua crinolina. Com um truque de mágica, a criatura
mutante materializa um peixe e imita seus espasmos agonia. Ela move seus braços como asas e,
finalmente, engole. Então ela começa a dançar, e ela fica
coberta com penugem branca, um vestido casulo desenhado por profissionais
desconstrucionistas. O quadro final volta para o caso das cinco
mariposas Cabeça da Morte batendo as asas, apenas as Acherontia Atropos agora
são seis. (Luiza Samanda Turrini,
http://www.braintwisting.com,)
Alvise
Renzini - Ci sono gli spiriti - Itália, 2009 – 6:20
There are spirits é uma livre interpretação visual de um sonho
Carl Gustav Jung. O sonho começa com um arquétipo muito
comum: a casa de alguém, o lugar mais familiar
para cada um de nós, como uma entidade inexplorada. Jung
se vê entrando em uma série de cômodos “secretos": O
primeiro cômodo é um laboratório de zoologia, onde seu pai realiza vários
experimentos. O
segundo é um quarto onde sua mãe tenta capturar espíritos. O terceiro é um Hall de um grande hotel, o
prelúdio de milhares de outros quartos, onde uma orquestra está tocando. A técnica com a qual a peça é realizada
consiste em desenhos sobre acetato realizados tanto com aquarela quanto com
cores de têmpera, ou desenhos feitos com filamentos de algodão, poeira,
cabelos, estampados em stop-motion em uma câmara escura em papel fotográfico em
preto e branco. Algumas partes são, alternativamente,
realizadas com desenhos em cores têmpera sobre papelão e fuligem de vela.As
fotografias obtidas foram posteriormente digitalizadas e sequenciadas. Alvise Renzini,
http://www.opificiociclope.com/).
Saul Saguatti, Audrey Coïaniz - Corpus No
Body - Itália, 2010 – 6:00
Corpus No Body é um estudo
sobre a máquina humana, explorando diferentes soluções, habilidades, atitudes
ou especificidade física na estrutura humana. O corpo humano retratado em diferentes
tipologias, ligados à diversidade psíquica e complexidade genética,
envelhecimento, malformações, cada máquina homem com suas características
próprias, apresentando em movimento e em movendo no espaço, como ritmos diferentes
e habilidades.
O microcosmo humano identifica as suas
capacidades de movimento no espaço... Corpus
No Body mostra que é possível superar esta diversidade que influencia a
maneira como percebemos os outros, alterando as habilidades motoras normais ligadas
ao senso comum. (Basmati, 2010, http://www.basmati.it)
Donato Sansone aka
Milkyeyes - Topo glassato al cioccolato - Itália, 2011 – 2:40
Topo glassato al cioccolato é uma visão,
irreal, escura e surreal, nos quais os elementos giram em torno, correndo atrás
de si mesmos em uma cena interminável. Topo glassato al cioccolato é um projeto
para um filme, que foi desenvolvido espontaneamente durante o ato, quando eu
estava trabalhando nele ele. Eu tive um palpite, mas ele evoluiu por
instinto. Então
eu tive a visão geral sobre como ele tinha que terminar. Esta forma de trabalho permite à minha
mente e aos meus sentimentos saírem sem restrições, brincando com ideias
diferentes e deixando o inconsciente para fora. Normalmente, quando eu expando um projeto
eu faço em torno de uma única ideia nascida em um momento específico, mas
ideias não são firmes, o pensamento evolui e me arrasta para novas
perspectivas, sem concebê-las antes. A pesquisa sobre sons por Enrico Ascoli
criou um audio-morphing poderoso e lisérgico de um material ao outro, e
projetou uma atmosfera profunda, calma e escura. Donato Sansone, 2012).
Silenziosa-Mente foi construída por
meio da técnica de rotoscopia. O principal personagem feminino lida com
relações complexas e comunicações externas, representada simbolicamente por uma
carreira de telefones pendurados, uma interpretação livre das visões menos
tecnológicas dos relógios moles de Dali. Animação destaca os acontecimentos
centrais da história: uma briga entre políticos chefiados por
cão e gato, um zumbi, a obnubilação mental por um turbilhão de palavras. Uma apresentação impressionante de um
jovem artista dedicada principalmente a vídeo-clips, exibindo sua verve
narrativa original.
Nenhum comentário:
Postar um comentário