sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

MoMA recebe criaturas e obsessões de Tim Burton em megaexposição











"Há algum médico aqui? Quero checar se estou morto. Isso parece uma experiência fora do corpo." Foi assim que o diretor Tim Burton definiu a sensação de participar da abertura da maior exposição já realizada pelo MoMA (Museu de Arte Moderna de Nova York) sobre a obra de um cineasta.

Até abril--, serão exibidas mais de 700 obras, entre desenhos, figurinos, cartazes, maquetes, bonecos e fotografias. As peças retratam não só como foram criados alguns dos principais personagens e enredos dos filmes mas também exploram as obsessões estéticas do diretor.

O resultado é um ambiente em que transitam sem atrito personagens tão díspares como os seres fantásticos de "Os Fantasmas Se Divertem" (1988), as crianças de "A Fantástica Fábrica de Chocolate" (2005), a delicadeza sombria de "Edward Mãos de Tesoura" (1990) e os coloridos monstros de "Marte Ataca!" (1996).

Um universo em que o diálogo escrito ao lado de um dos bonecos é verossímil: "Uma noite, em um bar, tive uma grande surpresa. Conheci uma garota que tinha muitos olhos. Ela era realmente muito bonita (e também muito chocante!) e reparei que ela tinha uma boca, então, começamos a conversar".

"Não pensava nesse material como arte porque não foi criado para ser visto, era material que me ajudava em meu processo mental. Do que eu gosto na exposição é que não é apenas uma caracterização, não é apenas material de filme ou de desenho; fizeram um bom trabalho em apagar as linhas que separam as duas coisas", disse.

Durante o anúncio para a imprensa, Burton agradeceu a todos os que vasculharam seus armários e disse que a experiência foi muito positiva, apesar de não conseguir observar partes da mostra que representam aspectos muito pessoais.

A exposição apresenta desde desenhos dos tempos de infância de Burton até o pouco conhecido período em que ele trabalhou como animador da Disney e inclui a exibição do filme "Hansel e Gretel", animação do começo dos anos 1980.

Durante a mostra, o museu vai exibir 16 filmes do cineasta, além de obras que lhe serviram de inspiração, como "Nosferatu" (1922), de F.W. Murnau, "Frankenstein" (1931), de James Whale, "A Revanche do Monstro" (1955), de Jack Arnold, e "Glen ou Glenda?" (1953), de Edward Wood. No último caso, Burton fez "Ed Wood" (1994), sobre o cineasta.

A respeito da estética dos filmes, Burton afirma que o expressionismo alemão, os filmes de Fritz Lang e a dinâmica entre sombra e luz o fascinam.

O novo filme de Burton, "Alice in Wonderland" (Alice no País das Maravilhas), será lançado em março do ano que vem. No Brasil a estreia está prevista, segundo o site IMDB, para o dia 16 de abril de 2010.

Janaina Lage para a Folha de São Paulo 20/11/09

O Trailer de Alice in Wonderland pode ser visto em
http://www.youtube.com/watch?v=DeWsZ2b_pK4

Nenhum comentário: